As Bases do Wushu

As Bases do Wushu

As Bases de Wushu são uma parte muito importante no treinamento de um praticante pois são nelas onde todas as técnicas ganharão vida. No Wushu, elas são caracterizadas com posturas muito baixas e alongadas. Neste Tutorial, iremos abordar os principais aspectos dessas bases como características, posicionamento do corpo, métodos de treinos e erros comuns em em sua execução. Além disso, daremos dicas para que o praticante possa desempenhar suas técnicas em competições de maneira que não venha perder pontos.


 

Base do cavalo ou do cavaleiro. É uma das bases mais importante do wushu, presente em quase todos os estilos. E geralmente a primeira base a ser ensinada para o iniciante. A base Ma Bu deve ter 2 vezes a largura dos ombros, os pés devem ficar paralelos e apontados para frente, o joelho deve ficar dobrado em um ângulo de 90 graus em relação ao solo e o tronco deve fica reto.


Gong Bu ou postura do arco e flecha. A perna da frente deve ficar com cerca de 70% do peso do corpo e o pé deve ficar apontado para frente com o joelho dobrado em um ângulo de 90 graus em relação ao solo. A perna de trás deve permanecer estendida ao máximo, e o pé deve formar um ângulo de 45 graus para fora, com toda a planta do pé em contato com solo.


Postura do gato ou passo no vazio. É uma das 5 posturas básicas do wushu, também pertencente a quase todos os estilos. Para realizar esta postura, o praticante deve colocar cerca de 90% do peso do corpo na perna de trás, com a perna dobrada  em um ângulo de 90 graus em relação ao solo, enquanto que o pé da frente que deve ficar na ponta dos dedos, servindo de equilíbrio. A coluna deve ficar reta e tronco com uma leve inclinação para frente, proporcionando um equilíbrio maior. Esta base exige muita força nas pernas do praticante e bastante alongamento na panturrilha. Deve-se evitar a elevação do calcanhar da perna de apoio, pois isso acarretará desconto de pontos durante as competições.


 

Base da rasteira. É uma base  que exige grande alongamento por parte do praticante. A perna de trás deve ficar dobrada com a sola do pé totalmente no solo, enquanto que a perna da frente deve ficar totalmente estendida, com a sola do pé  ficando totalmente no chão e a ponta do pé apontada para frente.


 

Equilíbrio de uma perna, eleve a perna até uma altura que o joelho fique acima da horizontal, enquanto mantenha a perna de suporte estendida com a planta do pé no solo.


 

É uma base do cavaleiro forma lateral, onde os dois pés ficam no solo com as pernas dobradas a um ângulo de 90 graus em relação ao solo e a ponta do pé da frente voltada para o lado.


 

Passo com as pernas cruzadas. Nesta postura, a perna de trás fica estendida com o calcanhar elevado e a perna da frente dobrada, formando 90 graus em relação ao solo.


 

Base do T. As pernas devem ficar dobradas, onde uma perna fica com peso do corpo, com toda a sola do pé em contato com o solo e a outra perna fica dobrada com a coxa em um ângulo de 90 graus em relação ao solo, apenas com a ponta do pé no chão próximo ao meio do pé da  perna de apoio.


 

Postura da borboleta. A perna da frente deve ficar dobrada em 90 graus e a perna que está ajoelhada fica com o lado de dentro da panturrilha em contato com o solo junto com o lado de dentro do calcanhar. 


 

Base sentada. O praticante fica sentado no solo com as pernas cruzadas e o tronco reto. Esta base requer grande flexibilidade por parte do praticante, pois quando executada em técnicas mais avançadas, ganha um alto nível de dificuldade, principalmente quando é combinada  de uma técnica de salto.


 

Passo de perna cruzada pela frente. A perna da frente deve ficar dobrada formando 90 graus em relação ao solo, com sola do pé  em contato com chão e a ponta dos dedos voltadas para frente. Paralelamente, a perna de trás deve permanecer dobrada, com o calcanhar elevado.


 

Postura de descanso. As pernas devem ficar cruzadas, com o tronco reto, sendo que a perna da frente permanece com a sola do pé no solo e a perna de trás com o calcanhar elevado, com o peso do corpo sobre o calcanhar, promovendo um certo descanso nas pernas.


 Este material é parte integrante do ebook Kung Fu Wushu Fundamentos

 

Comentários  

+5 #1 Francisco antonio 27-12-2014 22:26
Excelente!!
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Tutoriais

Login

Register

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Históricos

Registro

PARCERIA

         

 

 

 

  

Livros TaoChi