Featured

Obtendo uma Graduação de Wushu na China

Por Mark Moram / Adaptação Marcio Soares

A verdade sobre a obtenção de um grau em wushu na China, e como obter uma graduação de Wushu na China e quais as suas implicações.

... você pode acreditar? De todas as coisas que é possível estudar em uma universidade ou faculdade, saiba que no wushu também pode se obter uma graduação superior.

Ai você deve imaginar que  iria gastar horas e horas de treinamento e estudando wushu com vários mestres, aprender estilos esotéricos e aprender segredos escondidos que só os melhores atletas ou treinadores poderiam saber. Ou que você estaria lá, ao lado de outros atletas de wushu profissionais que também estão treinando duro e trabalhando em seus graus.

Bem,a realidade não é tão glamourosa. e para isso vamos aproveitar esta oportunidade para lançar alguma luz sobre o processo de obtenção de um grau na China e alguns dos prós e contras de como isso funciona.

Vamos abordar a diferença entre a obtenção de graus de atletas profissionais e de não profissionais,e o que as pessoas podem fazer com um grau alcançado na China, além disso, vamos ajudá-lo a obter uma lista de universidades que você pode entrar em contato para obter mais informações para iniciar este  caminho.

O que você treina?

Essa é uma boa pergunta, mas a primeira coisa que você precisa entender é que, como um atleta, você tem uma perspectiva específica que para o estudo de uma graduação em  wushu pode não ser relevante. Na verdade, a maioria de nós ver o wushu como um esporte e que treinar, não é como um curso acadêmico de estudo.

Wushu, é claro, é um assunto muito vasto, e o lado do treinamento atlético é apenas uma parte de um todo como: História, cultura, língua, política, administração, treinamento, pedagogia, e muitas outras coisas, onde todos desempenham um papel importante. A realidade é que o curso de graduação de wushu, é muito mais acadêmico e menos treinamento físico.

Beijing Sports University, provavelmente, a melhor universidade de esportes na China, e, portanto, provavelmente é o melhor lugar para obter um diploma wushu no mundo, você só treinar cerca de 4 vezes por semana, durante cerca de 1 hora,isso durante os dois primeiros anos de seu programa de graduação.

E durante a aula você não treinar da mesma forma que você faria se estivesse indo para uma escola de esportes ou treinamento com uma equipe de wushu profissional. Na verdade, o seu foco está em aprender vários elementos tradicionais de wushu, ou afinar uma melhor compreensão dos elementos de wushu. O objetivo não é fazer com que você seja um atleta, mas sim para dar-lhe uma compreensão ampla do que seja o wushu em termos de  conhecimento substancial  de história, cultura e tradição. Lembre-se que você estará estudando wushu e não só treinando.

Se você está interessado no lado acadêmico do wushu, então este pode ser o seu caminho. No entanto, se você não está tão interessado nisso, e prefere se concentrar apenas em treinamento, e não em uma licenciatura em wushu, pois está não é a sua xícara de chá. Porém, uma licenciatura em wushu não é um passeio no parque. Você tem que fazer um pouco de estudo e seu nível de chinês precisa ser razoável. Além disso, você também tem que lidar com a questão fundamental que cada graduado de uma  faculdade enfrenta:

O que você pode fazer com uma licenciatura em wushu?

Então, depois de ter concluído o seu programa de quatro anos de estudos em wushu a questão torna-se então "o que eu faço com este pedaço de papel?"

Bem, o que você faria com qualquer diploma depois de quatro anos de estudos em uma universidade? Naturalmente, você iria procurar um emprego nesse campo. Em wushu o trabalho pode ser qualquer coisa como ser Treinador, ou ir  para administração e elaboração de políticas para o desenvolvimento do wushu no mundo ou  para o lado de  pesquisa acadêmica na área ou ser árbitro e muito mais...

Assim, com um grau que você tem surgem várias opções. Claro que, como um não-chinês com uma licenciatura em wushu você provavelmente irá ser treinador em seu país de origem. A maioria segue este caminho mesmo, embora esta não é a única maneira que você tem para progredir.

E sobre atletas profissionais?

Nota-se que muitos deles têm diplomas de universidades de esporte, como é o caso de Liu Xiao Lei que faz parte da Beijing University Sport e tantos outros atletas que competem em nacionais ou jogos mundiais, seja como representantes de sua equipe provincial ou da própria universidade.

Bem, em primeiro lugar, os atletas profissionais são um caso especial quando se trata de obter um diploma de uma universidade. Sendo que a sua profissão é ser atleta, eles são considerados como tendo uma "especialização" do conhecimento  uma espécie de experiência prática que lhes permite de certa maneira obter um grau na sequência de um curso de estudo. Muitos deles não têm que assistir o mesmo número de aulas que outros estudantes na universidade tem. Eles recebem uma dispensa especial uma vez que são atletas  e é está sua  prioridade. Agora, às vezes, tem os atletas que estão em uma universidade e são mais focados em seu programa de graduação, mesmo tendo um nível muito alto em wushu comparado a de um profissional.

Requisitos

O primeiro requisito para ser aceito em uma universidade na China é passar o Hanyu Shuiping Kouyu (ou HSK, para abreviar). Este é o teste de nível de língua chinesa padronizada. A fim de ser admitido como estudante de uma universidade na China por um curso intensivo (como wushu), você precisa obter um nível 4 do teste. (Se você quiser obter um diploma em algo como literatura chinesa, então você vai ter que passar de nível 5 ou 6, dependendo da universidade que você está se candidatando.)

A maioria das pessoas vai vir para a China para um ano de estudo de chinês intensivo e, em seguida, tomar o HSK no final do ano. Se ele for  diligente e estudar muito, então ele provavelmente será capaz de passar de nível 4 e pode, então, solicitar a admissão em uma universidade. Desde que você será um "estudante estrangeiro" você também não tem que passar por algumas das mesmas coisas que os estudantes chineses fazem. Por exemplo, todos calouro na China são obrigados a fazer um mês de treinamento militar quando vão para a escola. Mas você não vai ter que fazer isso (a menos que você realmente queira )

Você também não terá que fazer uma audição. Muitos estudantes chineses têm de executar uma rotina de wushu no inicio do seu curso, para que eles sejam  colocados nas classes de nível corretas. Ou, às vezes isso é um requisito para ser aceito no programa. Mas muitos estudantes estrangeiros não tem que fazer isso como uma exigência (embora eles poderiam ter de forma a que o seu nível podese ser verificado).
Beijing University Sports

Então, depois de ter passado no nível 4 da HSK  você já pode ser admitido para uma universidade de sua escolha. Bem, tenha em mente que você tem que pagar por isso, por isso antes de frequentar a escola você deve ter certeza de fazer uma pesquisa minuciosa sobre quaisquer bolsas de estudo que possam estar disponíveis para você como um estudante estrangeiro.O Instituto Confúcio oferece bolsas de estudo, dependendo de quão bem você marcar na HSK, então você deve verificar para ver o que está disponível.

A grande maioria das  pessoas vão em direção automática à Beijing University Sports, mas há muitas outras faculdades  esportivas na China também. Estão entre elas:

Chengdu Sports College, Shanghai University of Sport, Guangzhou Sports College e Universidade de Wuhan Sports. Na verdade, quase todas as capitais provinciais tem uma faculdade de esportes onde você pode estudar wushu, então você não deve apenas limitar-se a uma opção.

A recomendação é verificar todas as variáveis que estão em jogo. Se você está indo para passar quatro anos na escola, então você deve ter certeza de que você pode realmente cobrir todas as sua permanência a partir de clima aos alimentos para ambiente de cultura de dialetos locais e muito mais. Certifique-se de realmente investigar as coisas com cuidado.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Tutoriais

Login

Register

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Históricos

Registro
  •  Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis


     

     O Grande Mestre 4 (Ip
    Man 4) chega ao seu capitulo final em 2019.

     

     

     

     

     

     

     

     

     


  • O Brasil sediará o 2° Seminário Sul-Americano de Qigong-Saúde entre os dias 24 e 29 de Maio

     

    Brasília sediará o XXVII Campeonato Brasileiro de Kung Fu de 7 a 11 de setembro.....

     

PARCERIA

         

 

 

 

  

Livros TaoChi