Outras Formas de Tai Chi Chuan do Estilo de Pequim

 

Em 1956 também foi criada a Sequência de 88 movimentos, similar à seqüência tradicional de 108 movimentos da família Yang, e também foi padronizada a Sequência de Espada de 32 movimentos.

Em 1976 foi criada a Sequência Combinada de 48 formas, baseada em movimentos e posturas dos quatro principais estilos: Chen, Yang, Wu e Sun.

Com a finalidade de realizar competições a nível internacional, em 1989 foi criada a Sequência Internacional para Competição de 42 formas, também com elementos dos quatro principais estilos, mas baseada principalmente no estilo Yang.

Na mesma década foram criadas as seqüências de competição dos estilos Chen, Wu e Sun, e a Sequência de espada de 42 movimentos para competição.

A "Seqüência de Competição Internacional de 42 formas" se consolidou definitivamente no "3º Campeonato Mundial de Wushu", realizado em Baltimore, Estados Unidos, em 1995, no qual participaram delegações de 53 países.

No ano 2000 houve mais um avanço no processo de padronização de seqüências de Tai Chi Chuan e foi incluída a Sequência Simplificada de 8 e 16 formas, similar à forma básica de 24, e também uma "Forma simplificada de lança".

Atualmente, o "Comitê Nacional de Esportes da China" está em processo de incorporar às rotinas de exibição e competição, uma "seqüência padronizada do Leque do Tai Chi", baseada no Estilo Yang.